Sunday 23 December 2007

Lembro bem do dia em que cheguei aqui no Whitworth Park junto com meus amigos do Brasil. Era um dia frio e cinzento. "As boas-vindas de Manchester", pensei. Desci do onibus que nos trouxe do aeroporto e dei uma olhada ao redor e ao longo da Oxford Road. Tudo era absolutamente estranho e novo: o local, o ambiente, as pessoas. Nao fazia ideia pra que lado era a universidade; pra que lado era o supermercado que iria comprar comida. Estava com meus amigos, mas tambem estava sozinho.

Junto com o pacote de sentimentos estranhos, vem o famoso frio na barriga. Caramba, estou realmente aqui, isto esta realmente acontecendo. Eh uma sensacao muito estranha, meio dificil de descrever. Talvez estranha porque lembro de pensar vezes e mais vezes sobre como seria morar aqui... e quando finalmente venho pra ca, tudo parece, e eh, completamente diferente do que tinha imaginado.

Entrei no Whitworth Park. Pessoas do mundo todo numa fila pra pegar a chave e assinar a papelada. Apos alguns bons minutos perdido dentro do hall, achei minha house (Garstang), depois meu flat (26) e finalmente meu quarto (191). Quarto estranho. Alguem bate na porta. Uma pessoa que diz ser da Alemanha e que eh meu flatmate. Cumprimento ele e vou dormir, ja que estava ha mais de 24h enfiado dentro de avioes e aeroportos.

---

De alguma forma descobri o PIANI, e botei na minha cabeca que queria participar dele. Geralmente eu penso demais em tudo que faco e nas decisoes que tomo. Mas com esse intercambio foi diferente: tinha certeza que queria vir pra ca e nao pensei duas vezes em me inscrever nele. Juntei quase todo o dinheiro que ganhava no estagio (e moedas que achava pela casa) pra bancar pelo menos a passagem. Sei que minha familia jamais me deixaria aqui sem dinheiro, mas quis pelo menos contribuir. Ja imaginava as dificuldades que iriam aparecer, assim como as maravilhas de se morar fora. Por exemplo, aqui eu tive que aprender a cozinhar, ou pelo menos enrolar na cozinha. Ou aprendia ou ia depender de McDonald's e outros "pratos tipicos" da Inglaterra. Aqui eu tenho que resolver minha vida, o que inclui trabalhar pra pelo menos amenizar as despesas, que nao sao poucas.

---

Ja tem quatro meses que estou aqui. As sensacoes mudaram. Viver aqui ja eh rotina. Muitas duvidas respondidas; tantas perguntas surgindo. Eh incrivel como quase sempre achamos que sabemos o suficiente; que damos o merecido valor a tudo. Vir pra ca realmente nos faz olhar tudo com outra perspectiva. E eh muito bom fazer parte disso!

Um otimo 2008 pra todo mundo!


---------------------------------

Algumas fotos da viagem pra Alemanha, um pais que respira Historia! No proximo post conto mais um pouco sobre a viagem.


Bremen


Bremen - centro


Berlim - Kaiser Wilhelm (igreja bombardeada
durante a segunda guerra)


Berlim - vista do topo do Obelisco


Berlim - Tier Garden


Berlim - coberta de neve


Berlim - o Muro


Berlim - o Parlamento


Berlim - Unter den Linden decorada para o fim de ano


Berlim - Museu dos Judeus


Berlim - Estadio Olimpico (local do discurso de
Hitler, que tambem foi a primeira transmissao de TV
da Historia)


Londres - ultimo dia de viagem!

No comments: